domingo, 26 de janeiro de 2014

0

OPINIÃO: As pessoas estão indo mais na direção do Rock!



O Rock não emplacou nenhum hit no 'Top 30' das rádios em 2013, foi o que afirmou uma pesquisa sobre as músicas mais tocadas nas rádios brasileiras no ano passado, segundo monitoramento da empresa Crowley Broadcast Analysis Brasil. Fiquei curioso e até preocupado se alguém levou isto a sério. Afinal de contas, isto é para ser levado a sério? Baseados nesta pesquisa, alguns chegaram novamente a cogitar a morte do rock, realmente dependendo da direção que você olhar terá a sensação que o rock está mesmo morto, no entanto, a personalidade das pessoas tem feito elas aceitarem cada vez menos o que as grandes mídias jogam pra elas, e com isso muitas pessoas tem buscado novos conteúdos fora das grandes mídias pra consumir, se identificar, se divertir, e olhando para outros lados, as pessoas tem percebido que o rock não morreu, ele está a todo vapor no underground, na sua rua, no seu bairro, na sua cidade, nos bares e etc, todos tem encontrado muito rock e muita diversão. De exemplo deixo o vídeo “Louca Por Mim” da banda DIA DE FÚRIA, sediada na cidade de Taubaté/SP. Você pode saber mais sobre esta banda AQUI.


Voltando ao assunto da pesquisa, vamos aos fatos concretos... Em 2013, ano desta pesquisa tivemos alguns lançamentos super importantes, principalmente, na cena rock metal internacional, como o super aguardado “13”, novo álbum dos lendários, Black Sabbath; tivemos também novo álbum do Stone Sour; lançamento da “febre adolescente americana”, Skillet; além da sensação do momento, Five Finger Death Punch (foto acima), destaque máximo do rock mundial em 2013 com seu 'bombástico' sucesso “Battle Born” (ver vídeo abaixo). Só pra citar algumas bandas que apresentaram trabalhos novos em 2013.

Sem necessidades de muitas análises chegamos facilmente à seguinte conclusão com esta pesquisa:

: Sim, esta pesquisa deve e tem de ser levada a sério;
: Esta pesquisa, que ficou totalmente baseada em rádios populares, serviu para constatar e reafirmar o quanto a mídia especializada em rock metal conseguiu força de divulgação em massa em 2013; e mesmo com as rádios populares não tocando hits destes álbuns, estas bandas citadas acima, percorreram o mundo tocando sempre para grandes públicos;
: O público de rock metal direcionou totalmente suas buscas pelos grandes hits do metal para as mídias especializadas em rock, como sites, blogs, portais, web-rádios, rádios, etc...
: Se bandas como Black Sabbath, Five Finger Death Punch, Skillet entre outras, tiveram um espetacular ano de 2013 mesmo sem estar entre as mais tocadas nas programações das rádios populares é sinal que estas rádios populares não são mais tão “populares” assim!

Novos tempos, novas realidades, novas verdades sobre o eterno e cada vez mais forte rock. Duvida disto? Você ainda pensa que o rock está enfraquecido ou morto? As pessoas estão indo mais na direção do rock!

Nenhum comentário:

Postar um comentário