quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

0

LES MÉMOIRES FALL: Entrevista exclusiva com Emerson Mördien, fundador e vocalista da banda



Na entrevista de hoje temos o prazer de conversar com Emerson Mördien, fundador, baixista e vocalista da banda de Doom Metal LES MEMÓIRES FALL da cidade de São José dos Campos, São Paulo. A banda acabou de lançar seu novo álbum "Endless Darkness of Sorrow" e atualmente é um dos nomes mais fortes da cena doom metal nacional. Entre os assuntos abordados estão, as mudanças no line up; novo álbum; shows; expectativas e muito mais. Confiram!

Silence Of Shadows - Olá, muito obrigado em dispor de seu tempo e nos conceder esta entrevista. É um prazer falar com você e sejam bem vindos ao Silence of Shadows!
Emerson Mördien: O prazer é todo nosso poder ser entrevistado pelo blog.

Silence Of Shadows - Les Mémoires Fall é um belo nome para uma banda. Quem foi o responsável pela excelente escolha e qual seu significado?
Emerson Mördien: Obrigado! Esse nome foi escolhido em conjunto com a primeira vocalista da banda, logo quando criei o projeto no final de março de 2011. O significado seria algo como "As memórias decadentes". Uma junção do francês "Les Memoires" com o inglês "Fall".

Silence Of Shadows - Quais as maiores influencias da banda? (sentido amplo)
Emerson Mördien: Musicalmente as influências da banda são diversos tipos de doom metal,como Funeral Doom,Death/Doom,Doom/Gothic e atmospheric/Doom. Algumas bandas que posso citar que nos influenciam muito são Silent Cry, My Dying Bride, The Gathering, Katatonia e Anathema (do início). Liricamente, abordamos temas como morte, depressão, agonia e até substâncias ilícitas.

Silence Of Shadows - A Les Mémoires Fall lançou em 2014 seu novo CD “Endless Darkness of Sorrow”. Como foram as gravações deste álbum? O trabalho final ficou como queriam? Como os fãs podem adquirir este CD?
Emerson Mördien: As gravações foram ótimas, porém demoradas. Devido ao fato de não contar com uma formação fixa na banda, eu acabei criando todas as músicas e em estúdio tive o apoio dos nossos 2 produtores Luiz Amadeus e Niko Teixeira, para gravar para nós respectivamente guitarras e bateria. No mais, ficou tudo como eu gostaria e fizemos aquilo que melhor podíamos naquelas condições. Adaptamos a situação e creio que fizemos um grande álbum. Os fãs podem adquirir o cd diretamente com a banda pelo e-mail: lesmemoiresfall@gmail.com ou para quem é de são José dos campos, pode comprar diretamente na loja Rock Combate que fica no centro da cidade.


Silence Of Shadows - “Endless Darkness of Sorrow” foi gravado tendo Emerson Mördien dividindo os vocais com Naimi Stephanie (BrightStorm). Naimi optou por deixar a banda antes do lançamento do álbum. O mesmo aconteceu com o guitarrista Vinícius Ruas e o baterista Rafael Roque. Qual o real impácto destas mudanças quanto ao futuro da banda?

Les Mémoires Fall - Antigo Lineup 
Emerson Mördien: O impacto não foi nenhum. Tendo em vista que eu criei todas as músicas e só tive a ajuda da ex-vocalista em uma letra que foi a “Mourning Your Death”. O guitarrista Vinicius e o baterista Rafael Roque não gravaram nada com a banda e somente tocaram ao vivo. Claro que ficamos surpresos com a saída repentina dos três, antes do lançamento do cd e dos shows que faríamos no sul em março, mas logo corremos atrás e conseguimos arrumar o line up com pessoas que realmente vieram para somar e estão se encaixando muito bem na banda.

Silence Of Shadows - A banda já tem uma nova vocalista? E como está o processo de recrutamento de novos membros? O line up atual da Les Mémoires Fall é:
Emerson Mördien: Já temos a nova vocalista. Ela se chama Alicya Haze e está na banda desde 2011, mas como tecladista. Eu já conhecia o trabalho dela como vocalista em outras bandas e projetos e sabia que o vocal dela se encaixaria perfeitamente na banda e acrescentaria uma gama maior de possibilidades na hora de criar as novas músicas da Les,já que ela tem um maior alcance vocal. A banda já está formada. Felizmente conseguimos rapidamente os novos integrantes, Maka Thochyan que substituirá Alicya no teclado e Dante Silva na bateria. Optamos por não colocar um segundo guitarrista, já que a banda funciona muito bem somente com uma guitarra.

Silence Of Shadows - Um vídeo clipe será retirado do novo álbum ?
Emerson Mördien: Não. Nenhum clipe será lançado do álbum. Iremos certamente lançar um clipe para algum próximo lançamento da banda.

Silence Of Shadows - A Les Mémoires Fall estará se apresentando no dia 15 de Março em São Leopoldo/RS no Festival Storm 49 – edição Doom/Gothic/Dark Metal. Quais são as expectativas para este evento e qual será o line up da banda neste show? Todas as faixas do novo CD serão executadas?
Emerson Mördien: Estamos muito animados para esse primeiro show com a nova formação. A formação da banda nesse show será Alicya Haze (vocal), Emerson Mördien (Baixo,vocal), Alessandro Grou (Guitarra), Maka Thochyian (Teclado) e Dante Silva (Bateria). Preparamos um set especial para esses 2 shows que contarão com várias músicas do debut, mais músicas do split e algumas surpresas. Conto com a presença da galera de Pelotas, São Leopoldo e região e tenho certeza que será um grande evento e uma honra participar de um festival do porte do Storm Festival.

Silence Of Shadows - Como foi o ano de 2013 para a banda? O que mais marcou positivamente e negativamente? O ano de 2013 foi ótimo para a Les Mémoires Fall.
Emerson Mördien: Gravamos o nosso debut “Endless Darkness of Sorrow” e fizemos grandes shows como no Doomsday Fest no Arena Metal, com grandes bandas da cena Doom Metal brasileiras e também a abertura para o Benediction que fizemos aqui em nossa cidade. Não houve nada que marcasse negativamente.

Silence Of Shadows - Como você avalia o atual momento da cena Doom Metal nacional? Avalie também ‘Metal e público’.
Emerson Mördien: A cena Doom Metal nacional certamente está em seu melhor momento. Depois de anos adormecida, houve uma grande mobilização por parte das bandas, público e entusiastas do estilo, que ocasionou em vários shows do estilo espalhados pelo país,várias coletâneas e bandas novas surgindo e algumas que estavam inativas também voltando . Um dos grandes responsáveis pelo surgimento da cena de novo foi a União Doom Metal, que certamente uniu a todos e o resultado está sendo cada vez melhor. A cena metal nacional também está em um ótimo momento, mas em relação as bandas e seus trabalhos. Creio que ainda mais apoio do público. Muitos festivais com bandas de som próprio estão rolando, mas em muitos infelizmente o público pouco aparece.

Silence Of Shadows - Shows – Como está a agenda de shows da Les Mémoires Fall para 2014?
Emerson Mördein: Devido a saída dos integrantes e a renovação que se seguiu, somente estamos com dois shows confirmados que será em Pelotas/RS em 14/03 e em São Leopoldo/RS no dia 15/03. Mas já recebemos alguns convites e creio que para depois de março até o final do ano, muita coisa boa vá rolar.

Silence Of Shadows - Nos shows, o público presente são mais homens ou mulheres, e nas redes sociais, isto se repete?
Emerson Mördien: Creio que o público da Les Mémoires Fall seja misto. Muitas pessoas de ambos os sexos nos procuram nos shows e nas redes sociais. Mas posso dizer que o público que curte o som da Les Mémoires Fall, mesmo sendo seleto, é um público que realmente gosta e acompanha a banda. E somos muito gratos por todo apoio.

Silence Of Shadows - Existem centenas de blogs/sites dedicados a divulgar e cobrir de certa forma o rock metal do Brasil e exterior. Como é a relação de vocês com estas páginas e demais mídias especializadas?
Emerson Mördien: Temos contato com várias delas e que nos apoiam sempre. Posso citar o blog Sepulchral Voice Fanzine, vocês da Silence of Shadows, os sites Funeral Wedding e Doom Metal BR, além de outros como o Metal Brasil, a Quality Music Web Radio, Persephone Dark Clothes, Rock Meeting... Enfim! Espero não ter esquecido nenhum! Rsrs Também agradeço ao apoio da União Doom Metal Brasil, da Sunset Metal Press e da MS Metal Press por toda ajuda e suporte.



Silence Of Shadows - Por falar em metal feito do Brasil, o que falta na cena metal brazuca para a indústria começar a investir um pouco mais em nossas bandas?
Emerson Mördien: Falta maior exposição das bandas mesmo e pessoas que queiram fazer o metal nacional virar. Por que qualidade, nossas bandas tem de sobra. Creio que falta mais exposição mesmo.

Silence Of Shadows - Agora uma questão que mostra outro lado da cena rock: Com o crescimento do mercado de venda de músicas online, as bandas tendem a depender cada vez menos das gravadoras e selos?
Emerson Mördien: Talvez. Claro que a venda de música online tem crescido muito, mas no caso da Les Mémoires Fall,os selos ainda tem sido de grande importância para nos ajudar a lançar e difundir nossa música pelo mundo todo.

Bate-volta – Fale sobre:
Draconian: Uma grande banda de Doom/Gothic Metal que ainda gostaria de ver ao vivo.
Doomsday Fest: Foi um grande festival. Inesquecível. Foi um marco para mostrar que a cena Doom ainda continua forte e representativa. Esperamos ansiosos por uma próxima edição.
Funeral Weeding (Site): Um grande site dedicado ao Doom Metal nacional e mundial do meu amigo Rodrigo Bueno. E para quem não sabe, foi ele o responsável pelo logo da Les Mémoires Fall.
União Doom Metal: Ajudou e continua ajudando a mover a cena Doom Metal nacional. Estão fazendo um ótimo trabalho e tem o total apóio de nós da Les Mémoires Fall. Esperamos em breve a segunda coletânea, que certamente irá consolidar ainda mais o nome do grupo.
Assiste na TV: Não gosto muito de ver televisão. Quando assisto, geralmente vejo noticiários, esportes,canais musicais e algumas séries como Two and a Half Men.
Copa do Mundo no Brasil: Segundo o Ronaldo, é melhor do que hospitais... Só com esse comentário já podemos ver a que ponto nosso país chegou. Onde pessoas que deveriam servir de exemplo para algo melhor em nosso país, fazem comentários infelizes como o dele. Acho realmente que a Copa no Brasil está sendo uma grande forma de desvio público e para desviar a atenção para os inúmeros problemas sociais que temos no país.
Qual último disco que comprou?: Na verdade o último material que adquiri foi o novo DVD do Angra, o Angels Cry Tour. De cd creio que tenha sido o do Chaos Synopsis,o novo “Art of Killing”.
Três bandas nacionais (Doom) que todos deveriam conhecer: HellLight, Silent Cry e Evictus.

Silence Of Shadows – Agradecemos imensamente por nos conceder esta entrevista. Emerson Mördien: Nós é que agradecemos a vocês da Silence of Shadows pelo espaço e esperamos que logo possamos figurar no blog novamente. Abração a todos que de alguma forma acompanham e curtam a banda. Posso dizer que estamos mais fortes do que nunca. Stay Doomed! 

Saiba mais sobre a Les Mémoires Fall em: Facebook Oficial