quinta-feira, 9 de maio de 2013

0

SupreMa: "Uma banda com garra, com excelente músicos e com potencial de representar o Brasil em qualquer país deste mundo"


A banda de metal SupreMa de São Paulo, formada por Pedro Nascimento (vocal), Douglas Jen (guitarra), Gabriel Conti (baixo) e Fernando Castanha (bateria) esta prestes a lançar oficialmente seu novo álbum, intitulado “Traumatic Scenes”. Procuramos a banda para conversarmos à respeito deste vindouro disco numa entrevista que  foi  concedida  gentilmente por Douglas Jen (guitarrista  da  SupreMa), confiram!

Silence  of  Shadows: Então, vamos direto ao ponto... “Traumatic Scenes” começou a ser produzido em 2009, e agora, em 2013, após acerto com a gravadora alemã Power Prog o disco finalmente terá seu lançamento oficial. Fale-nos das expectativas da banda para este novo trabalho, no Brasil, no exterior e também com a nova gravadora.

Douglas Jen: Primeiramente obrigado galera do Silence of Shadows pelo espaço para este bate papo. Nossa expectativa é a melhor possível, trabalhamos durante os últimos anos para imprimir no "Traumatic Scenestudo o que imaginávamos sobre produção, desde questões musicais, até a parte de show, cenário, equipe e tudo o que envolve um verdadeiro espetáculo. Agora estamos prestes a lançar o novo álbum em SP dia 26 em um grande espetáculo no Via Marquês ao lado do Shadowside, e estamos preparando o lançamento na Europa dia 21 de Junho pela nossa gravadora a Power Prog. Sempre tivemos sondagens de gravadoras europeias e também algumas sondagens para tours, e sempre tivemos muita cautela antes de fechar algo. Agora estamos com plena certeza de fazer um grande trabalho, a gravadora abraçou realmente o projeto do SupreMa e por agora nosso foco é trabalhar bem o álbum por lá e planejar alguma tour ainda este ano. Devemos anunciar a data do lançamento nos EUA na próxima semana também, a fase da banda está muito boa e todos nós bem animados pelo que virá!


Silence of Shadows: Logo em seu primeiro trabalho, lá em 2005 com o EP “Spyeyes”, a SupreMa já mostrou que não veio para ser mais uma no meio da multidão, e foi apontada como banda revelação de 2005/2006 pelo portal de notícias Whiplash.net em votação popular. Algum tempo depois o quarteto estava dividindo palco com Primal Fear, Blaze Bayley, Evergrey, Andre Matos, entre outros grandes nomes do metal nacional e internacional. Qual seria o maior objetivo da SupreMa?

Douglas Jen: O grande objetivo da banda desde seu início foi fazer um trabalho sério, e não apenas brincar com música. Muita gente reclama do cenário brasileiro, mas pouca gente quer realmente fazer algo acontecer, pouca gente vive verdadeiramente isso, respira isso... Nos últimos 10 anos eu tenho vivido exclusivamente do heavy metal e da música, entregue de corpo e alma, e mesmo nos piores momentos, eu sabia onde eu queria chegar como músico, e também como banda. O SupreMa é um fruto disso, uma banda com garra, com excelente músicos e com potencial de representar o Brasil em qualquer país deste mundo. Este é o foco principal, poder levar um pouco desta garra e musicalidade do brasileiro por outras nações, e esperamos que este ano de 2013 seja o ano decisivo para conseguirmos dar passos maiores.


Silence of Shadows: O clipe da música “Nightmare”...que integra o track list de “Traumatic Scenes” ultrapassou a marca significativa de 50 mil visualizações no Youtube, deixando claro o nível de talento e profissionalismo da SupreMa. De quem foi a escolha deste single para divulgação do novo álbum? E qual será o próximo single a ser trabalhado? Os fãs da SupreMa podem esperar um novo clipe?

Douglas Jen: Nightmare é uma música bem especial neste álbum. É uma música que compuz em 2002, e acabou não entrando no "Spyeyes", porém o conteúdo dela é bem marcante, fala de pesadelos, e no video clipe viajamos sobre obras de René Magritte um artista surrealista belga. Por ser uma música complexa, com tanto conteúdo e ao mesmo tempo com melodias marcantes, escolhemos ela para ser o primeiro single do CD "Traumatic Scenes". Inclusive a nossa gravadora disponibilizou para download gratuito este single recentemente. 
(inf no link http://furiamusicnews.blogspot.com.br/2013/04/suprema-single-nightmare-para-download.html ).

Sobre um novo single ainda não temos nada em mente, porém já estamos trabalhando em um novo vídeo clipe que será filmado ainda em Maio. Muito em breve os fãs terão acesso a informações do clipe e making of das filmagens no site da banda.


Silence of Shadows: A SupreMa estará fazendo o show de lançamento oficial do novo disco em São Paulo, dia 26 de Maio, ao lado de um dos maiores nomes do heavy metal nacional na atualidade, a banda Shadowside... no dia do show, todas as 11 músicas de “Traumatic Scenes” serão executadas? Quem for lá conferir o show poderá ver um dueto de Pedro Nascimento com Dani Nolden?

Douglas Jen: Sim, dia 26 de Maio faremos o lançamento do CD no Via Marquês em SP, e vai ser um show bem especial para nós que não tocamos a 6 anos na capital paulista. Vai ser o reencontro com nossos fãs antigos e também com a galera da nova geração, e por causa deste mix de público, tocaremos músicas do "Spyeyes" e do "Traumatic Scenes". E sobre este dueto do Pedro com a Dani, já posso adiantar que ocorrerá algo de especial e que os fãs das duas bandas vão adorar, tenho certeza!


Silence of Shadows: “Traumatic Scenes”, nos fale sobre as composições, temas abordados, inspirações, influências que a banda usou para conceber este álbum.

Douglas Jen: O "Traumatic Scenes" é um CD conceitual sobre um filme chamado "O Invisível" do diretor David Goyer, o mesmo de "O sexto sentido" e "Batman Begins". O CD não é uma narração do filme, mas sim um visão da banda sobre diversos aspectos abordados durante a história do filme. Temos então temas abordados como fúria, raiva, ódio, amor, saudade, visões, insanidade, suicídio... e o CD relata diversos estágios da mente humana em ordem cronológica do filme.

Há um texto detalhado no site sobre cada faixa para os fãs que quiserem conhecer a fundo a obra: http://www.suprema-online.com/traumaticscenes.html


Silence of Shadows: No próximo ano a SupreMa estará completando seu 10º aniversário! A banda já vem planejando algo para comemorar esta data tão importante?

Douglas Jen: Com certeza! 10 anos é uma vida, poucas bandas passam esta "marca" e claro que isso deverá ser comemorado. Este ano estamos empenhados em ir para a estrada com o "Traumatic Scenes" e com o planejamento de algo fora do Brasil também. Para o próximo ano planejamos pelo menos um show muito especial com vários convidados que provavelmente acontecerá no final de 2014 encerrando a tour.


Silence of Shadows: A arte que estampa a capa de “Traumatic Scenes” foi criada por Douglas Jen (guitarrista), como foi o processo de criação desta arte? Você já fez outros trabalhos deste tipo?

Douglas Jen: A capa foi inspirada em uma arte surrealista, que eu aprecio muito. Tenho influência de vários artistas do surrealismo, e neste trabalho mostro uma foto de uma mulher atormentada encarando seus medos, em um lugar sobre seus pensamentos que se encontra através de uma porta para o infinito. Esta imagem mostra um lugar insano como um sonho, e sobre a porta você pode ver um relógio andando no sentido anti-horário, significando a lutra contra o tempo. Já fiz alguns trabalhos de designer, mas nada de especial. Desenhei a capa do "Spyeyes" também, faço isso mais por personificar minhas idéias em meus trabalhos, do que propriamente querer me tornar um designer ou artista que almeje ganhar dinheiro com isso. É apenas mais umas das formas de expressão artística além da música
e das letras que componho.


Silence of Shadows: Afinal de contas, tem algum segredo ou razão especial por trás da letra “M” em maiúsculo no nome da banda?

Douglas Jen: Há algo de especial que será contado nos próximos discos... por enquanto é apenas uma grafia diferente. Temos apenas algo especial por trás do nome SupreMa, que queríamos homenagear nossa língua e ter um nome em português, que fosse também facilmente entendido pelos gringos.


Silence of Shadows: Use esse espaço para acrescentar algo que considere de suma importância que os fãs da SupreMa saibam.

Douglas Jen: Quero deixar aqui os mais sinceros agradecimentos aos fãs sempre fiéis da banda, que comparecem nos shows, compram os CDs e tem sido nossa força pelos anos. Agora em 2013 vamos retribuir todo apoio com uma tour realmente incrível, levando toda produção da banda pelas cidades de todo o brasil, com cenário novo, todo equipamento, bateria, equipe técnica, etc. Depois do lançamento dia 26 de Maio no Via Marquês em SP temos confirmado já shows dia 08/06 em Manaus, 27/07 em Limeira, 30/08 em Caruaru e 01/09 em Maceió. Logo mais teremos mais datas no site www.suprema-online.com , fiquem atentos.


Nós do Silence of Shadows os convidamos para um rápido “bate-volta” de palavras... lhe direi um tema e você me descreve sua opinião sendo mais breve e direto possível, ok?

- “Metal pesado cantado em português”
- Douglas Jen: Acho complicado compor, porém apoio demais. Adoro nossa língua mãe e penso em fazer algo em português nos próximos trabalhos.


- “Segurança nos eventos rock/metal nacionais, no que se refere à infra-estrutura”
- Douglas Jen: Precária! Os contratantes na maioria das vezes pensam em encher os bolsos de $$ e esquecem de dar o conforto ao público e ao artista, esquecendo que eles são os principais motivos disso tudo.


- “Rock in Rio”
- Douglas Jen: Sem palavras! Maior fest do Brasil que conquistou o mundo, traz grandes artistas internacionais para o público curtir. Espero que tenha frequentemente, e seria uma honra um dia poder tocar.


- “Copa do Mundo no Brasil”
- Douglas Jen: Ainda estou pagando pra ver. Acredito que o Brasil não tenha estrutura para um evento deste porte. Torço para que consiga realizar e não ser um vexame mundial.


- “Recomende algo ...”
- Douglas Jen: Galera, COMPAREÇAM AOS SHOWS DE METAL! Não adianta deixar MP3 no Ipod e baixar músicas de todas suas bandas favoritas, se vocês não forem aos shows bater cabeça e ver seus artistas preferidos! Viva intensamente o rock!

Nossos sinceros agradecimentos a Douglas Jen e todos da SupreMa em nos conceder esta entrevista.

Links Relacionados:

Vídeo Clipe (Nightmare)

Nenhum comentário:

Postar um comentário